Como desenhar uma rosa O guia absolutamente completo!

como desenhar uma rosa 300x280 - Como desenhar uma rosa O guia absolutamente completo!

Este tutorial passo a passo mostra como desenhar uma rosa. Seu foco é o estilo de anime e mangá, mas a maioria das dicas e exemplos de desenho também podem ser aplicados à arte tradicional.

 

As rosas são uma flor bastante comum em anime e mangá. Elas podem ser usadas ​​para cenários de fundo, como parte de uma roupa de personagens e em várias cenas e efeitos românticos. No entanto, devido à sua complexidade, como as formas irregulares de suas pétalas, as rosas podem ser muito difíceis de desenhar.

 

Dito isso, esse tutorial fornece uma abordagem de desenho que começa com uma forma simples que você usa para construir a forma mais complexa da rosa.

 

 1 – Faça um desenho de construção da flor da rosa

 

como desenhar uma rosa 2 1 300x247 - Como desenhar uma rosa O guia absolutamente completo!

 

Se você observar a forma geral de uma flor de rosa que não está totalmente aberta, perceberá que ela se parece um copo de vinho. Para começar você precisa fazer um esboço leve desse formato (copo de vinho), mas antes de fazer isso, desenhe um par de linhas de guia.

 

Primeiro, faça uma linha vertical no meio da área de desenho para ajudar a garantir que as duas metades do “vidro” sejam uniformes. Em seguida, desenhe uma linha horizontal para ajudá-lo a colocar o oval no topo.

 

Dessa maneira,faça a forma do “copo” com um fundo arredondado, ficando mais estreito em direção ao topo e depois curvando-se para fora da linha central. Em seguida, adicione a forma oval que será basicamente a abertura do copo.

 

Geralmente, a “altura” deste oval será determinada pelo “nível dos olhos”. Se, por exemplo, você quisesse desenhar uma rosa diretamente no nível dos olhos dos espectadores, o topo seria uma linha reta e se você observasse a rosa de muito alto, o oval estaria próximo a um círculo em forma.

 

 2 – Desenhe a haste e as folhas

 

como desenhar uma rosa 3 280x300 - Como desenhar uma rosa O guia absolutamente completo!

 

Depois de fazer o desenho de construção da flor, adicione o caule e as folhas. Como essas são formas bastante simples, é possível desenhar os contornos da maneira como aparecerão no desenho final.

 

Geralmente, os caules das rosas tendem a dobrar-se para as partes onde as folhas crescem. Nesse caso, há apenas um conjunto de folhas, portanto, há apenas uma dobra. O caule também parece ficar muito mais espesso perto da flor, essa parte é chamada de receptáculo. Adicione isso também no seu desenho.

 

Depois de terminar o caule, adicione as folhas em um grupo de três (o modo como as folhas das rosas tendem a crescer). Você pode desenhar cada folha com apenas duas linhas curvas.

 

Observe também que, se você deseja desenhar apenas a seção de flores da rosa, pode deixar de fora a maior parte do caule e das folhas.

 

Etapa 3 – adicione as pétalas e sépalas frontais

 

como desenhar uma rosa 4 300x152 - Como desenhar uma rosa O guia absolutamente completo!

 

O exemplo mostra linhas escuras para as pétalas para facilitar a distinção entre elas e as linhas de construção. No entanto, você deve continuar a fazer linhas claras se usar lápis e papel.

 

Comece a desenhar as pétalas de rosas, adicionando primeiro os “lados da frente” (voltados para o espectador). Desenhe estas que vão das pétalas maiores na parte inferior em direção às menores na parte superior.

 

Também pode ser útil ter em mente que as pétalas são basicamente empilhadas uma dentro da outra e tendem a alternar como uma trança.

 

Nesta fase, deixe de fora qualquer uma das curvas e curvas menores que as flores de rosas costumam ter. Estes serão adicionados a seguir.

 

como desenhar uma rosa 5 300x247 - Como desenhar uma rosa O guia absolutamente completo!

 

Você pode ver um grande exemplo das pétalas da frente desenhadas acima.

 

 

como desenhar uma rosa 6 300x247 - Como desenhar uma rosa O guia absolutamente completo!

 

Desenhe o conjunto de sépalas “frontais” (pequenas folhas na parte inferior da flor) com pontas pontudas curvando-se levemente para baixo. Você pode desenhar dois deles apontando para os lados e um apontando mais para o visualizador.

 

Etapa 3 – Desenhe as pétalas e sépalas traseiras da flor

 

como desenhar uma rosa  300x280 - Como desenhar uma rosa O guia absolutamente completo!

 

Agora adicione o próximo conjunto de pétalas. Desenhe estas começando com as pétalas centrais menores e trabalhando para o exterior. Tente desenhar as formas gerais das pétalas para classificar a forma do “copo de vinho”. Use o oval para ajudá-lo.

 

como desenhar uma rosa 1 1 300x247 - Como desenhar uma rosa O guia absolutamente completo!

Você pode ver um grande exemplo do desenho com todas as pétalas acima.

 

como desenhar uma rosa 1 2 300x247 - Como desenhar uma rosa O guia absolutamente completo!

 

Desenhe mais duas sépalas em segundo plano, cada uma entre as sépalas frontal e lateral.

 

Etapa 5 – Desenhe pétalas externas

 

como desenhar uma rosa 1 3 300x247 - Como desenhar uma rosa O guia absolutamente completo!

Adicione outro par de pétalas aos lados da rosa. Isso ajudará a dar uma aparência mais natural à rosa, em vez de aderir estritamente às linhas de construção. Desenhe esse tipo de forma a seguir a forma externa do “copo de vinho”, mas incline-se para fora enquanto a transição para o topo.

 

Etapa 6 – adicione os “folhos”

 

como desenhar uma rosa 1 4 300x247 - Como desenhar uma rosa O guia absolutamente completo!

Uma característica muito característica das pétalas de rosa é que tendem a ter pequenas curvas “onduladas” em torno de suas bordas. Mais ou menos como babados que podem ser encontrados nas bordas de algumas roupas antiquadas.

 

Etapa 7 – Finalize o desenho da linha da flor

 

como desenhar uma rosa 1 5 300x247 - Como desenhar uma rosa O guia absolutamente completo!

 

Para tornar a rosa mais natural, adicione algumas curvas e curvas menores nas bordas das pétalas.

 

Se você quiser desenhar apenas a flor, então, neste ponto, você pode passar por cima do desenho com linhas mais escuras. Ao desenhar em papel, você pode usar uma caneta preta ou um marcador, mas tome cuidado para não cometer erros. Se você estiver preocupado, basta escurecer as linhas com lápis.

 

Se você quiser desenhar o resto da rosa, escureça os contornos depois de terminar o desenho inteiro.

 

Etapa 8 – Desenhe os detalhes das folhas

 

como desenhar 300x247 - Como desenhar uma rosa O guia absolutamente completo!

 

Observe que, se você estiver colorindo a rosa, convém desenhá-las imediatamente ou fazer um esboço muito claro que basicamente ficará invisível quando você colorir o desenho. Você pode ver as folhas coloridas na última etapa do tutorial.

 

como desenhar uma rosa 1 300x247 - Como desenhar uma rosa O guia absolutamente completo!

O mesmo que os pecíolos desenham as veias imediatamente, se você quiser colorir a rosa ou torná-las muito claras.
 

Etapa 9 – Finalize o desenho de linha completo de rosa

 

rosa 280x300 - Como desenhar uma rosa O guia absolutamente completo!Como já mencionado, repasse o desenho com linhas mais escuras para finalizar o estágio de desenho de linhas do tutorial. Novamente, observe que, se você vai colorir a rosa, não faça contornos escuros para os detalhes internos das folhas.

 

Etapa 10 – Aplicando cor na rosa

 

rosaa 300x247 - Como desenhar uma rosa O guia absolutamente completo!Para esta etapa, preencha a flor da rosa com vermelho e o caule com verde.

 

como desenhar 1 280x300 - Como desenhar uma rosa O guia absolutamente completo!

Faça a parte do pecíolo e veias dentro das folhas da mesma cor verde que o caule. Colora o restante das folhas com um verde mais escuro.

 

desenhar 300x247 - Como desenhar uma rosa O guia absolutamente completo!

 

Você pode ver um desenho colorido de perto das folhas acima para referência.

 

Etapa 11 – Aplicar sombreamento

 

desenho 300x247 - Como desenhar uma rosa O guia absolutamente completo!

Para sombrear a rosa dessa maneira, basta aplicar um vermelho mais escuro nas áreas sombreadas. Aplique o sombreamento sem gradientes, apenas uma linha dura entre as áreas claras e escuras.]

Sombreando a Flor

As áreas em que o sombreamento é aplicado serão baseadas no tipo de iluminação em que a rosa está. Nesse caso, a sombrearemos como se a luz estivesse vindo da área superior esquerda do desenho.

 

Isso significa que as sombras geralmente estarão ao longo dos lados inferior e direito da flor, bem como do lado esquerdo das pétalas.

 

Sombreando as sépalas

Sombra as sépalas de trás e a sépala à direita, o verde mais escuro usado para as folhas. Sombreie parcialmente a sépala do meio / da frente com uma sombra sendo lançada pelas pétalas.

 

rosaas 280x300 - Como desenhar uma rosa O guia absolutamente completo!

Sombreando a haste

A parte superior do caule terá uma grande sombra projetada pelas flores / sépalas, seguida por uma sombra no lado direito (como a face oposta à luz).

 

Sombreando as folhas

Você pode manter as folhas como estão na etapa anterior, pois elas ficam um pouco afastadas da luz e devem ficar com um verde mais escuro.

 

Conclusão de como desenhar uma rosa!

 

como desenhar 2 300x247 - Como desenhar uma rosa O guia absolutamente completo!

 

 

Aprender como desenhar rosas podem muito difícil, mesmo no estilo simplificado de anime / mangá. Começar com um desenho de construção e depois construir a rosa em torno dela em várias etapas pode realmente ajudar a trazer alguma ordem ao que de outra forma pode parecer uma massa confusa de pétalas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *